Lista de tópicos

  • Geral


                                                                                                                                "A ARTE EXISTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA"

                                                                                                                                                                 (Ferreira Gullar)

  • Trabalhos 5ºA, 5ºC, 5ºF e 5ºG - EV

    Apresentação de alguns trabalhos de Educação Tecnológica, dos alunos das turmas do 5ºA; 5ºC, 5ºF e 5ºG, muitos dos quais realizados em tempo de confinamento social, abrangendo as temáticas estudadas durante o ano letivo:

    Estudo doa materias e desenho de observação; Geometria e Módulo-Padrão; Tinta da China; Banda Desenhada e Desenho do Rosto.


  • Trabalhos 5ºA, 5ºC, 5ºF - ET

    Apresentação de alguns trabalhos de Educação Tecnológica, dos alunos das turmas do 5ºA, 5ºC e 5ºF, muitos dos quais realizados em tempo de confinamento social, abrangendo as temáticas estudadas durante o ano letivo:

    Espaço (maquetes casa e jardins); Energia (maquetes), Comunicação (telefone), Dobragens e elaboração conjunta de caixas de suporte para os telemóveis, para todas as salas de aula da escola


  • Trabalhos 6º B e 6º E - EV

    Apresentação de alguns trabalhos de Educação Visual, dos alunos das turmas do 6ºB e 6ºE, muitos dos quais realizados em tempo de confinamento social, abrangendo as temáticas estudadas durante o ano letivo:

    Desenho de Observação, Estudo da Cor, Discurso gráfico (cartazes, panfletos e catálogos); Património; Ilusão de ótica  


  • Trabalhos 6º B e 6º E -ET

    Apresentação de alguns trabalhos de Educação Tecnológica, dos alunos das turmas do 6ºB e 6ºE, muitos dos quais realizados em tempo de confinamento social, abrangendo as temáticas estudadas durante o ano letivo:

    Macramé, Estruturas, Origami, Património, Movimento e elaboração conjunta de caixas de suporte para os telemóveis, para todas as salas de aula da escola


  • Atividades conjuntas semana aberta

    Na semana aberta, foram realizadas exposições nas salas de aula de todos os alunos da escola, das disciplinas de Ev e ET, momento em que os alunos das turmas representadas nesta exposição virtual colocaram os seus trabalhos elaborados no primeiro semestre do ano em exposição.

    Participaram na atividade da feira da planta e ainda estiveram presentes na apresentação do livro "10 Estiramentos de Buda", após análise da obra e respetivas ilustrações, numa aula interativa sobre design gráfico e colaborativamente com as professoras de Português na análise da mesma. Estiveram numa ação conjunta com outras turmas na apresnetação do livro, com presença da autora Susana Oliveira e ilustradora Rosa Gabriel Silva, seguindo-se uma aula prática de Chi Kung com as duas monitoras, já que o livro fala justamente desta temática.

    Dias 27 e 28 de fevereiro 2020

  • 6º E - Cidadania - Projeto NTN

    Projeto de carácter empreendedor, feito em conjunto com a NTN – Naturthoughts e Turismo, numa parceria para desenvolver o lançamento do novo trilho Foz-Tua com a ajuda dos alunos do 6ºE. Também este projeto foi enviar ao concurso de empreendedorismo “O que é transmontano é fashion”.

    Assim os técnicos da NTN, Domingos Pires e Pedro nascimento, foram à escola numa primeira fase para lançar o desafio, apresentando a NTN e o seu projeto. Foram explicados aos alunos todas as tarefas que estes deveriam fazer, bem como as datas de entrega das mesmas. 

    Também foi lançado o desfaio da realização de uma maquete do projeto, para apresentação do trilho.

    Numa segunda fase a NTN foi à sala de aula recolher todos os trabalhos solicitados, maquete, imagens para o panfleto do trilho e preparação dos textos para as filmagens deste percurso, filmagens que  realizadas em parceria com os alunos do IPB.

    Todo este trabalho será apresentado na FNAC, Porto, na qual os alunos poderiam ir, algo que ficou cancelado, devido à pandemia covid19.

    Para o final do ano, na inauguração do trilho, a NTN em conjunto com a escola, encarregados de educação iria concluir o projeto com a atividade de caminhada pelo novo percurso pedestre, que também não aconteceu devido às circunstancias atuais de restrição social.

    No final do ano as atividades, imagens e filmagens do projeto serão lançados a concurso na plataforma correspondente na categoria de empreendedorismo, com vídeo produzido nas aulas, paralelamente ao video do IPB, mas este para entregar no concurso, video que pode ser visto no youtube, link que segue no final desta apresentação.


  • 6ºE - cidadania - Projeto PNRVT

    Este projeto permitiu o contato dos alunos com a realidade dos projetos do Parque Natural e Regional do Vale do Tua, de forma a  conhecer melhor todo o potencial da região e das atividades desenvolvidas pelo parque, bem como incutir-lhes o conceito de preservação do ambienta e do bem-estar dos animais, em especial dos morcegos, como espécie amiga dos agricultores e controladora de pragas.

    Assim o projeto contou com a ajuda dos técnicos do PNRVT, em especial do biólogo Pedro Leote e do Engº Ari Neves, que irá proporcionaram aos alunos conhecer o parque e o seu projeto de criar habitas para os morcegos em sítios estratégicos, para ajudar a controlar pragas e diminuir a utilização de químicos agrícolas.

    A 1ª intervenção feita em sala de aula, com uma apresentação teórica sobre o parque .

     A 2ª intervenção, também em sala de aula, para a construção de habitações para os morcegos que não se realizou devido `interrupção de aulas, devido à pandemia mundial covid19.

    A 3ª atividade seria para levar os alunos ao complexo do Cachão, onde há uma grande comunidade de morcegos, para colocar as habitações construídas em sala de aula, que também teve de ser cancelada, mas culminou com a entrega ao PNRVT de panfletos alusivos aos temas, que foram colocados no site do parque, dia 2 de junho 2020.

  • 6º E - Ciadadania - Projeto Geoparque - Umbigo do Mundo

    Projeto que dá a conhecer um local único, tanto geologicamente como na sua flora também única. 

    Contato dos alunos com a realidade ambiental do concelho de Mirandela e o Distrito de Bragança, de forma a que possam conhecer melhor todo o potencial da região, bem como incutir-lhes o conceito de preservação do ambienta e fomentar o interesse pelo seu estudo de forma criativa, crítica e ativa.

    O Geoparque de Macedo de Cavaleiros proporciona uma visão única de um local único, sobre a formação geológica dos dois continentes e do oceano que por aqui já passou, Reich, bem como de toda a flora existente, única e que deve ser preservada, conhecida e divulgada.

    Proporcionadas pelo menos duas atividades, uma 1ª intervenção com apresentação do local e explicação da formação geológica e da flora, feita em sala de aula, pelos técnicos do geoparque, o biólogo Pedro Peixoto e educador ambiental Valter Cavaleiro. No final do ano, em junho seria realizada uma visita de estudo ao local, que não aconteceu devido à pandemia mundial covid19. 

    Nestas circunstancias foram elaborados quadros representativos da flora local, bem como a realização de um catálogo para entregar ao Geoparque, que integrará os mesmos na sua página web e ficará com os quadros para a sua sede em Macedo de cavaleiros.



  • 6º E - Cidadania - Projeto Educação Emocional

    Projeto colaborativo entre os alunos do 6ºE e os alunos do 3º ano do curso profissional técnicos auxiliares de saúde.

    Com a vinda do facilitador e terapeuta Emídio Carvalho, realizaram-se duas atividades com os alunos e professores da turma, sobre o tema educação emocional. Parte da manhã para adolescentes, com intervenção direta em sala de aula e à tarde numa atividade e palestra, no auditório do agrupamento, com a presença dos alunos 3º CPTAS e os respetivos professores e técnicos da escola, piicie, psicólogas e professores educação especial.

    Realizado a 10 de janeiro de 2020